Eutanásia?

Que eu gosto de bicho, principalmente cachorro, não é novidade pra ninguém. Mas o que eu acho que pra muita gente será novidade, inclusive estou aberta a críticas, é que sou a favor da eutanásia, claro, em alguns pontos.

Deixa eu explicar o que aconteceu comigo há 4 anos atrás: Hannah era uma cadela amável, adorável, apaixonante! Teve câncer, a veterinária não me contou porque via a paixão que tínhamos por ela. Hannah sofreu MUITO por 20 dias, gemendo de dor, andando em círculos sem orientação, cheia de feridas pelo corpo. Isso não fez bem a ela... e nem a mim que até hoje carrego a culpa de não ter aliviado o sofrimento dela.

Deixa eu explicar o que acontece comigo agora: Lassie é uma cadelinha meiga, mas arisca. Adorável, linda, uma gracinha, mas que infelizmente apareceu um tumor na boca. Há 1 semana esse tumor estourou e infeccionou, sai uma secreção e, apesar de não gemer de dor, ela está sofrendo muito. A veterinária já conversou com a gente e já expôs toda a situação. Fazer a eutanásia?

É claro que se a veterinária nos desse uma pontinha de experança, de que uma cirurgia fosse remediar todo esse sofrimento, eu faria a cirurgia, mas ver a Lassia sofrendo, com o quintal banhado em sangue... vocês acham que ela não está sofrendo? Vocês acham que não será um alívio pra ela?

É muito triste, e nós somos muito apegados, mas não podemos ser egoístas, jamais...

11 comentários:

  1. Van não sei o que faria... Também sou apaixonada por cães e tanto uma quanto outra decisão me fariam sofrer muito. Primeiro que não é legal ver o bichinho sofrendo assim, ainda mais se não tem solução mas por outro lado saber que ela não estará mais aqui também é horrível...

    Eu sei que se houvessem esperanças você iria até o fim, mas se a veterinária disse que não então melhor que vê-la sofrendo é aliviar a dor - dela. E o mais importante é você estar presente até o fim pra ela saber que o amor de vocês será eterno...

    Força aí amiga, e se precisar já sabe...

    ResponderExcluir
  2. É duro ver quem amamos sofrendo. No caso da Lassie, eu faria eutanásia porque aliviaria o sofrimento dela já que a veterinária disse que não tem cura, infelizmente.
    Força ai.
    Big Beijos

    ResponderExcluir
  3. Van, como vc mesma disse, se houvesse esperança de que uma cirurgia resolveria a situação, tenho certeza que vcs fariam de tudo. Não podemos ficar adianto um sofrimento físico e sentimental. Pense que ela não será maltrada, isso só vai acelerar o processo de dor que ela sente agora. Lassie, fica com Deus!

    ResponderExcluir
  4. É triste, mas tô contigo total nessa!
    Sou a favor da evitação do sofrimento, ainda mais em animais, pq eles não merecem isso!
    Eu acredito que é pior ficar com o remorso de vê-los sofrendo e "deixa-lós" assim a fazer o que será menos pior pra eles.
    Faça, Van!

    ResponderExcluir
  5. Particularmente, sou contra a eutanásia de pessoas... sim, por entendimentos religiosos. E da mesma forma, acredito que os animais são diferentes da gente nesse sentido: eles são "puros" (a melhor definição que encontrei), não tem porque passar pelo sofrimento... não precisam "resgatar" nada por justamente ainda não ter a razão... então não há porque não aliviar um sofrimento, que é tão grande. Não é apenas uma dificuldade num osso, ou outra coisa, é algo q só vai piorar. Neste caso permitir que eles descansem é importante... apesar do vazio que deixem...
    Muita força Van, que Deus console seu coração. Bjocas.

    ResponderExcluir
  6. Meu cão teve um tumor na boca e se fosse operado, teria dificuldades de se alimentar e mesmo assim, a cura não era certa. O veterinário nos chamou e disse que fazer a cirurgia era apenas prolongar o sofrimento. Eu amava o meu cão e por isso mesmo, decidimos que já era a sua hora de partir. A eutanásia não é uma paulada! O cão não sente mais dor, ele apenas dorme em definitivo. Acho que se a sua cachorrinha não tem cura e como já passou por uma experiência de dor, sabe qual deve ser o melhor caminho. Beijus,

    ResponderExcluir
  7. Van, não tinha visto isso, que triste! Acho que você deve fazer o que seu coração mandar, o que vai fazer tanto ela como você sofrerem menos. Me conte depois.

    Beijos e fiquem com Deus.

    ResponderExcluir
  8. Van, o que eu penso p os animais é o mesmo que eu penso para pessoas, se não há mais esperança, se a sobrevivência está dependendo de máquinas, se há sofrimento para todas as partes realmente o melhor é deixar quem sofre as dores físicas ir para o lado de Deus. Imagino que deve ser difícil, que deve ser triste, mas acho que é ainda pior ver quem amamos definhando e sem chance de melhora. Expus minha opinião, mas seja qual for a opção que vc escolher irei te apoiar e amparar como vc precisar.
    Beijos saltitantes
    Boa semana

    ResponderExcluir
  9. Muito triste isso tudo, mas se não há esperança, porque fazê-la sofrer mais ainda? Que o melhor seja feito e que Deus conforte você, beijos.

    ResponderExcluir
  10. Van, o lugar é lindo mesmo. Inclua na sua lista e tenho certeza que vai gostar bastante! Quero voltar lá e aproveitar mais :)

    E confesso que tinha esquecido da Lassie... Como ela está? Resolveram alguma coisa?

    Beijinhos

    ResponderExcluir

Fique à vontade e deixe seu comentário ;-)